quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Campanha Grávidas em Oração!

Boa tarde Garotas Super Poderosas!

Hoje estou escrevendo pela primeira vez sobre a Campanha Grávidas em Oração. Conheci essa campanha pelo blog da nossa amiga gravidíssima Lilica.

Segue abaixo o selinho da campanha:


As minhas orações estão centradas em todas vocês, gestantes, tentantes e mães. Mas hoje em especial quero dedicar as minhas amigas tentantes. Essas meninas que sofrem (como eu já sofri) todo mês, pela expectativa do POSITIVO.Também quero dedicar a Rose - rose-cheirinhodebebe.blogspot.com

Para vcs eu dedico essa oração à Deus:

Pai, eu lhe peço que abençoe minhas amigas que estiverem lendo esta mensagem. Faça-lhes uma nova revelação de Seu amor e poder. Espírito Santo, peço-Lhe que ministre ao espírito deles neste momento.
Onde houver dor, conceda-lhes sua paz e misericórdia. Onde houver dúvida, renove-lhes a confiança na Sua capacidade de operar através deles.
Onde houver cansaço ou exaustão, peço-Lhe que lhes dê compreensão, paciência e força enquanto aprendem a se submeter a Sua direção.
Onde houver estagnação espiritual, peço-Lhe que os renove revelando Sua proximidade e atraindo-os para maior intimidade com o Senhor.
Onde houver medo, revele Seu amor e incuta-lhes Sua coragem.
Onde houver o obstáculo de algum pecado, revele-o e quebre, o poder que estiver exercendo sobre a vida deles.
Abençoe suas finanças, conceda-lhes maior visão, levante líderes e amigos para dar-lhes apoio e encoraje-os.
Dê a cada um discernimento para reconhecer as forças negativas que os rodeiam e revele-lhes o poder que têm no Senhor para derrotá-las.
Peço-Lhe que faça todas essas coisas em nome de Jesus.
No amor cristão.Amém!
 
Bjs
 
Simone

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

3º Ultrassom - Hoje ouvi o coraçãozinho do meu bebê!

Meninas, tudo bem?
Por aqui tudo muito bem! Peço desculpas pelo sumiço no cantinho de vcs, aindo numa soneira só e muito trabalho, então vcs me perdoem tá.

Na sexta feira dia 24/02/2012 eu tive muitas cólicas (e depois identifiquei que eram gases rssss) e fui ao hospital para ver se estava tudo bem com o meu bebê. Cheguei lá por volta das 16:00 e fui atendida pela Dra Camila, uma ótima profissional (que está grávida de 8 meses) às 18:00. Pensem numa médica tudo de bom... é ela. Atenciosa, carinhosa, teve toda a paciência do mundo comigo. Foi nesse dia que fui apresentada ao meu bebê. Sim meninas, nesse dia ele apareceu no monitor e não só isso, o coraçãozinho dele(a) tb. Chorei, nossa que emoção, mas não consegui ouvir porque era muito novinho, então me contentei em ver a pulsação pela tela. Ainda foi identificado que o meu descolamento simplesmente SUMIU.... Amém!

Hoje foi a 3ª US Obstétrica (já estava agendada desde o dia 14/02) e lá fui eu toda bela e formosa. Quando vi meu bebê na tela até me assustei, ele(a) está enorme! Em 3 dias de 3,7 mm passou para 9 mm (tudo bem que ainda é bem pequinininho, mas deixa eu me alugar rsss). E enfim hoje eu finalmente ouvi o tum tum tum mais lindo de toda minha vida! Estava com 133 b.p.m! E agora a data oficial da minha gestação é de 6 semanas e 6 dias. O médico disse que não irá mudará mais e que a D.P.P é dia 17/10/2012.

Olha o meu bebê aqui pra vcs verem:



Bom meninas, por hoje é isso!

Agora eu quero mandar um recadinho pra Rose. 
Rose, acho que vc já deve estar de saco cheio de tanto eu te encher o saco né rssss. Quero dizer que te amo muito e que minhas orações estão centradas à vc e seu bebê! 
Deus está no controle tá amiga! Sei que vc é uma mulher muito guerreira!

Beijos e beijos!

Si

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Meus sonhos com meu filhote - A pedido da Dalila minha linda!

Bom dia Meninas, a pedido da Dalila - Tudo por um Baby vou contar dos dois sonhos lindos que tive com meu filhotinho.

O primeiro foi assim:
O meu bebê já tinha nacido e eu estava louca para amamentá-lo. Ele era lindo, branquinho, sorridente e claro a cara do pai rssss, só que eu não tinha leite. Gente que desespero, o leite não descia, meus seios estavam enormes, inchados e nadica de sair leite. Aí o bebê fez uma força sugando que de repende começou a vir bem pouquinho, e daqui a pouco ele já estava babando de tanto leite que jorrava. Eu chorei e olhava pra ele. Ele ficava fitando os olhos em mim, meio queria rir mas estava mamando, eu via seu narizinho e sua testa toda suadinha de tanto mamar. Ele estava de camisetinha e fralda com as perninhas de fora e ahhhh as perninhas bem roliças, gorduchinhas e ficava se mexendo rssss. Foi muito real, eu sentia amamentando, eu conseguia tocar nele, secar o suorzinho da testa e nariz. Simplesmente lindo!

O segundo sonho:
Nesse o meu bebê (menininho) já estava com uns 3 meses e ele era todo serelepe, alegrinho rssss Ria a doidado. Estava calor e eu fui trocar ele e bem na hora que eu fui colocar a fralda nova lá vai ele dar uma bela mijada, mijou tanto que chegou a molhar a cama inteira kkkk (acho que quem tava com vontade era eu rsss). Eu falava pra ele, isso amor pode fazer xixi, quanto vc quiser e ele ria, eu ria e todo mundo que estava no quarto ria. Depois iamos pra praia e eu mostrava o mar pra ele (com ele sempre no meu colo). Na praia o tempo estava nublado, mas estava calor e ele só estava de fraldinha. Eu molhava as costinhas e ele ria demais. Foi lindo, depois sentamos na cadeira de praia e ele com fome veio direto ao meu peito e sem cerimônias pegou o bico com a mãozinha e começou a fuçar com a boca e mamava igual um bezerrinho. Gente lindo mesmo!

É isso mesmo pessoal. Essa é a história de uma mãe com seu filho antes mesmo dele nascer. Olha quantas aventuras maternais já temos juntos rsssss....

Bjs e Bjs

PS: Depois eu volto contando o absurdo que ocorreu com "nós" ontem.

Si

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

7 Semanas ou 5 Semanas e 2 dias, podem escolher hehehe!

Boa tarde Meninas, quero agradecer muito pelo carinho de todas. Obrigada pela torcida, pelas orações! Vcs são 100000000000000000000000.....

Hoje eu quero mostrar para vcs o meu bebê (tá, tá é só uma manchinha, mas eu juro que tem um bebê aí dentro rsss):

US - 4ª Semana de Gestação - 1º Mês (14/02/2012):


É a coisa mais linda que está crescendo aqui dentro de mim. Ai Deus, obrigada mesmo por tudo estar correndo bem. 
Como vcs podem observar pelo meu beta postado ontem, tudo está dentro da normalidade. Estou fazendo o controle pelo Beta HCG simplesmente porque eu quero, tenho direito (minha médica tb acha bom) e tenha requisições para fazer pelo plano e fica pronto em apenas 6 horas, então porquê não fazer? Então até a 12ª semana eu vou fazendo... Se quando tentante fazemos milhares de teste de gravidez, porquê quando estamos grávidas não podemos fazer semanalmente o controle do Beta HCG?

Continuando... Pela D.U.M hoje nós completaríamos 7 semanas juntos, mas pela US, hoje estamos com 5 semanas e 2 dias. Estou simplesmente apaixonada por esse serzinho que está aqui dentro. Já tive dois sonhos maravilhosos com ele (sim pq no sonho era um menininho).

Já voltei ao trabalho (ontem) e hoje começaram minhas aulas. Pretendo falar com a minha coordenadora do curso e com o reitor da faculdade sobre o meu "estado interessante" e ver se consigo algumas folguinhas das aulas, pelo menos até passarmos pelas 12 semanas. Estudo no 3º andar e tem apenas 1 elevador e eu estou proibida de subir escadas, agaichar, pular, correr, etc. Me desejem sorte viu. 

É isso meninas. Beijos e Beijos para todas!

Si e bebê!


quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

4º Resultado do Beta - Pura Felicidade!

Olá Meninas, tudo bom!

Tô passando rapidinho para postar o resultado do meu 4º Beta HCG, pois estou fazendo o controle da minha Gestação pela evolução do Beta e olha que lindo:


Amores, muito obrigada pela torcida viu! Nós, mamãe e bebê agradecem demais pela torcida e pelas orações!

Deus é mais! Sempre Mais!

Bjs e Bjs

Simone e Bebê

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Dicas, sobre nós e outras coisinhas... Pode ser útil pra alguém!

Olá Meninas, sambando muito por aí???
Aqui o samba do criolo doido tá mais para o samba da calmaria rsss Repouso hummm que delícia. 
Bom meninas hoje eu quero compartilhar algumas coisinhas que ocorrem/ram comigo. Muitas tentantes não sabem mas podem ser vítimas da ovulação tardia e fase lútea curta. Aconteceu comigo e espero que as dicas abaixo possam ajudar alguém que tenha o mesmo problema e ainda não sabe.

O que é ovulação tardia?

Ovulação tardia é quando a ovulação ocorre após o "período normal de ovulação" que para os médicos os dias normais são do 14o até o 16o dia após a D.U.M (Data da última menstruação).

No meu caso, eu descobri por meio de uma Ultrassonografia Endovaginal Seriada (de 4 US) que ovulo entre o 16o até o 18o dia do meu ciclo de 28 a 30 dias, portanto 4 a 5 dias mais tarde que o normal.

O que a ovulação tardia pode atrapalhar para uma treinante / tentante?
Bem, nesse caso a fase lútea é mais curta. Sendo a fase lútea mais curta, dificulta ainda mais para a implantação do embrião.
Para as meninas que não estão habituadas com o nome "fase lútea", eu explicarei com minhas palavras, se ainda ficarem com dúvidas, procure o seu GO ou nosso amigo "google" rsss.
Fase Lútea:
Essa é a fase mais importante do ciclo de uma mulher que está tentando engravidar. Ela inicia após a ovulação e permanece até o final do ciclo. É nesse período que o hormônio "progesterona" é produzido pelos ovários, sendo a produção maior pelo ovário que ocorreu a ovulação. Pela US seriada é possível ver a fase lútea pelo Dopler (equipamento que aparece de forma colorida o folículo roto e o andamento do ovário que ovulou).

Se a mulher não está produzindo "progesterona" suficiente, infelizmente as chances de engravidar são muito baixas, vou explicar porque:

  1. A falta de progesterona é um fator responsável por alguns abortos espontâneos porque ele é o hormônio responsável pela manutenção do endométrio trimelar e o útero globoso (irrigado de sangue) favorável para o embrião se fixar / nidar;
  2. Se ainda a ovulação é tardia, a fixação (nidação) da célula embrionária também será tardia, muitas vezes poucos dias antes de descer a menstruação. Dessa forma o embrião não tem tempo suficiente de nidar e infelizmente que vai embora junto com o miss red. O período para o embrião se fixar é de geralmente 4 a 14 dias. No meu caso foram 11 dias.
Agora vcs devem estar se perguntando, pq a Simone está contando isso para nós? Bem porque sem querer querendo rsss, depois de tantos (-)s eu descobri, falando com um G.O. aqui, outro ali, fuçando aqui e ali tb pressenti que o mês de janeiro era o mês que eu tinha chances de engravidar.

No dia 01/02/2012 eu senti duas fisgadas muito fortes que cheguei a berrar, passado algumas horas (tá minutos rsss) fui ao banheiro (pois a miss red poderia dar as caras até dia 03/02/2012) e vi aquele sanguinho rosado nunca visto antes. Pensei, como assim se ainda estou no 28o dia do ciclo? Alguma coisa me dizia (eu sei que era meu anjinho da guarda, meu mentor, Deus) que poderia ser a tal nidação. No dia 02/02/2012 começou a vir aquela sujeirinha escura de início de ciclo, nossa encafifada, pq alguma coisa me dizia que eu poderia estar grávida, mas a sujeirinha estava ali, como sempre, igualzinho em todos os meses. Nesse dia a noite eu lembrei bem do que minha médica disse, que ela "achava" que minha produção de "progesterona" era muito baixa. Então fuçando na net novamente entrei num site de uma clínica de reprodução humana e li um depoimento ou uma resposta de um médico daquela clínica que as mulheres na fase lútea tem que estar com a progesterona acima de 10 mgL/Ml, mas que o ideal é 20 mgL/Ml e eu revendo meu exame antigo (de novembro) na minha fase lútea, no ápice do ciclo eu estava com apenas 8,67 mgL/Ml. No dia 03/02/2012, vendo aquela sujeirinha malandra que não parava eu resolvi as 15:00 comprar a Ultrogestan (progesterona pura) e tomar. Fiz com peso na conciência, pois, não gosto de automedicação. No sábado bem cedinho liguei pra minha GO e contei pra ela o que aconteceu e disse que depois da aplicação de progesterona (fiz via vaginal) não havia mais sujeirinha nenhuma. Ela me mandou continuar e fazer o beta no final da semana, mas como sou apressada demais fiz na segunda dia 06/02/2012 e deu 51, POSITIVO.

Eu sei que já contei essa história pra vcs, mas eu quis contar novamente porque algumas tentantes ainda não fizerem exames, ficam frustadas e eu quero ajudar de alguma forma, então vou dar algumas dicas:
  • Consultar primeiramente um médico (a) G.O. de sua preferência e troque se não se sentir confortável ou confiar nele (a);
  • Peça para fazer exames de sangue fundamentais para quem quer engravidar, alguns deles são para verificar os níveis de hormônio do aparelho reprodutor como o: Estradiol, Progesterona, LH, TSH, Tireóide e também verificar se está imunizada contra doenças como a  Rubéola, Toxoplasmose, hepatite B, C, entre outros (ver a página meus exames lá tem o nome de vários exames que fiz);
  • Se necessário pedir para fazer uma Seriada sem uso de indutor, pois, muitos médicos querendo se livrar das pacientes receitam indutores sem antes pedir exames ou fazer um controle de ovulação. Lembre-se que indutores só servem pra quem tem problemas de anovulação (mulheres que não ovulam). Eu tomei 2 ciclos de indutores desnecessamente e só ganhei mais pelos em lugares que nunca imaginei que pudesse nascer pelos rssse bastante efeitos colaterais;
  • Tome ácido fólico sempre e veja com o seu GO a necessidade de tomar suplementos vitamínicos;
  • O maridão também tem que colaborar fazendo um exame "espermograma", pois, em alguns casos o problema está com eles;
  • Procurem prestar mais atenção em vc e seu corpo, ele te dá sinais e vc deverá estar preparada para interpretá-los. Ah e o mais importante NÃO SE AUTOMEDIQUE!
Meninas essas dicas vcs já devem ter ouvido muito, mas acho que vale sempre a pena relembrar.

Eu descobri que não estou sozinha e que as minhas aflições também já foram aflições de outras tentantes. Um exemplo é o post da Alessandra Minha primeira gravidez . Temos muito em comum, e hoje ela é mãe de uma linda menina. Segue o blog dela para vcs visitarem se quiserem. Ela engravidou no ano passado no mesmo período que eu, mas ela teve SOP, tinha problemas de peso e ovulação tardia, mas nada disso impediu que ela fosse mãe. Como eu sempre digo DEUS ESTÁ NO CONTROLE, ENTÃO EU CONFIO CEGAMENTE.

Eu também tenho outras diquinhas que podem favorecer a fecundação:
  • Janeiro foi o primeiro mês que eu fiz a tal duchinha higiênica com o bicarbonato de sódio. Fiz duas vezes no meu período fértil, uma eu consegui fazer 40 minutos antes da relação e a outra demorou mais pq sabe como é né, o maridão tem que querer e nada pode ser forçado rsss. Quem não conhece a ducha higiênica procure também no google que tem fotos;
  • Janeiro também foi o mês que eu fiz minhas caminhadas e perdi 4 quilos e pouquinho (acho que já engordei de novo rsss). Acho que a endorfina na veia me ajudou muito para o estímulo sexual. Assim que passar as 12 semanas e minha GO liberar eu começarei novamente de leve;
  • Janeiro também foi o mês que eu comprei as primeiras roupinhas do meu bebê, sei lá, acho que eu estava sentindo sabe que ele estava próximo... vale a dica né rsss;
  • Janeiro também fiz uma dieta regada a pães integrais, iogurtes, muita água e comidinha leve. Continuo ainda...
Nossa que post enormeeeee... Desculpa mais acho que ficar muito tempo de repouso me fez recarregar as baterias.

Espero que tenha ajudado alguém!

Obrigada pelos comentários e do carinho por nós. Deus ilume cada coraçãozinho, cada uma de vcs! Minhas orações são sempre para todas nós! 

PS: Ganhei mais um selinho, mas amanhã eu posto aqui tá!

Amo todas!

Bjs e Bjs

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Tudo numa Nice!!!!

Oi meninas do meu coração, venho mais uma vez agradecer carinho de todas vcs. Vcs são as pessoas mais especiais e maravilhosas da minha vida, juro, eu amo vcs de paixão!

Sabe que depois do meu primeiro US e da primeira visualização do meu "bebê" (ou melhor do saco gestacional) eu fiquei fuçando na Blogosfera e algumas dúvidas que eu tinha foram sendo sanadas. Por exemplo, eu estava toda encafifada com as contas e de quantas semanas eu estava, eu achava uma coisa, o Beta HCG apresentava outra e na US outra diferente, no entanto vários blogs de mamães e gestantes que andei visitando tiveram os mesmos problemas (um ex.: Tati All The Things). Pela D. U. M. eu estou hoje com 6 semanas e 1 dias, porém pelo US estou com 4 semanas e 2 dias. Quanto ao pequeno descolamento, hoje eu vi no blog da Lilica que a médica dela passou a mesma orientação que a minha, porém explicou que isso é comum na maioria das gestações. 

Então nesse carnaval irei entrar (de baixo das cobertas) na avenida agitando (o controle remoto). kkkkk

Na quarta volto ao batente e na quinta começa definitivamente minhas aulas na faculdade, porém, estou com muitos planos de mudar minha rotina para um pouco mais devagar, devaaaggaarrrr quaseeee parandoooo! Tudo isso pelo bem do meu filhotinho lindo.

Agora vamos para as UTILIDADES PUBLICAS (Ou melhor, tentantes e gestantes):

Nessa nossa vida de tentante (agora gestante) descobrimos muito sobre esse universo materno. Quero compartilhar com vcs um vídeo que assisti que se chama Vida no Ventre (para assistir clique no nome). Mostra a gravidez semana a semana. Lindo mesmo!
Nesse vídeo os cientistas descobriram que os batimentos cardíacos do embrião começará após aproximadamente 22 dias da implantação / nidação (ahhhh, agora eu sei pq eu não consegui escutar o coraçãozinho do meu bebê rssss. O coitadinho estava apenas com 14 dias de implantação, eita mamãe apressada). Dessa forma tentantes e gestantes - NÃO FAÇAM COMO EUZINHA AQUI, esperem pelo menos até a 6 ou 7 semana para fazer o primeiro US do 1o Trimestre, assim vcs não ficarão como eu, com caraminholas na cabeça. 

Já estou sentindo algumas diferenças no meu corpo: 
  1. Meus seios tem dias que estão enormes e tem dias que estão meio murchos rsss. Uma coisa que eu li por aí e vi que é real são as veias mais salientes nos seios, ontem olhei bem e comecei a rir sozinha. Também estou com os bicos mais pontudos, as auréolas estão começando a escurecer (mas de forma singela) e estão coçando pra caramba, mesmo passando cremes mega hidratantes;
  2. Meu intestino continua preguiçoso. Estou indo ao BWC a cada 2 a 3 dias, tá froid o negócio;
  3. Estou mais redonda (ahahaha novidade, eu sou gordinha mesmo), mas estou diferente, estou com a barriga mais redonda (e não esparramada rsss);
  4. Enjoo às vezes e só vomitei mesmo uma única vez. Tenho percebido que à noite eu tenho que comer algo leve, porque do contrário, o hugo vem forte;
  5. Às vezes eu sinto uma ou outra fisgadinha, mas as coliquinhas que eu estava sentindo sumiram, desapareceram (acho que é pq estou a 3 dias de repouso);
  6. Gases, ah esses gases não me largam a 3 dias. Credo tô até com vergonha, mas sim estou mais peidorreira esses dias kkkkkk;
  7. Mal humor, tem algumas coisas que eu já tô ficando de saco cheio (principalmente as coisas do trabalho); 
  8. Agora o xixi não me larga. A noite eu nunca ia no BWC, mas agora no mínimo uma vez (as 2 da manhã);
  9. Tô mais carente, mais chorona e mais emotiva. Sabe acho que não estou "mais" não, eu acho que estou o mesmo tanto, mas agora eu tenho motivos, os "hormônios".
Ah gentem, eu tô mega feliz hoje, acho que foi depois da minha conversa com Deus essa manhã, pedi pra ele tirar minhas angústias e olha só eu aqui toda cheia de alegria! Vivaaaaa!!!

Então só para recapitular os próximos capítulos. Dia 21/02 vou fazer mais um Beta HCG para ver a evolução do meu filhote (é mais vício mesmo, por favor, não liguem tá) e no próximo dia 28/02 estarei realizando mais um US. Estarei com 6 semanas (segundo a última US) e foi a pedido da médica. Eu queria muito fazer só em Março, mas devido a mudança de plano de saúde pela empresa, eu vou aproveitar pra fazer no dia 28 ou 29 pq fevereiro é o último mês para usar o plano antigo e não sei quando receberei a carteirinha do novo plano... 

Meninas, é isso. Obrigada pelo carinho que todas têm por nós! Obrigada pelas visitas!

Lilica, Tati e Rose - Meninas cadê os sintomas, hein?? Tô curiosa kkkkk!

Carol, boa viagem! Namore muito, quem sabe seu bebezinho não será feito no navio hein?!! Rsss

Ótimo Carnaval pra todos!

Beijos

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Resultado da US Trans - 1o Trimeste e Repouso Absoluto

Olá meninas, tudo bem?

Então, como eu havia comentado ontem às 18:30 eu fiz o primeiro US Trans do Primeiro Trimestre. O laudo mesmo só terei a noite, mas segundo a médica (muito querida) disse que pela D.U.M estou com 5 semanas e 6 dias, mas pelo tamanho do saco gestacional e pelo fato dela não ter conseguido ver a vesícula vitelina e o embrião ela disse que estou de 4 semanas. Faz sentido pois se a implantação/nidação ocorreu em 01/02/2012, o pequeno bebê só tem uns 14 dias de vida fixa no útero rssss.

Uma coisa me deixou triste ontem foi que a médica disse que estou com um pequeno descolamento/sangramento interno, mas ainda bem que está longe do saco gestacional. Liguei imediatamente para a minha médica e ela me disse que tenho que ficar 7 dias de molho em casa em repouso absoluto, sem levantar peso, pular, etc, etc, etc. Mas ela disse que lavar uma louça, passar roupa, coisas levíssimas eu posso realizar. Continuo com o Utrogestan, comprei Buscopan Duo (com paracetamol) para cólicas caso eu tenha e repetir o US em 2 semanas, nesse caso dia 28/02 (a médica da US disse que nesse dia já é obrigatoriamente ver o embrião, vesicula vitelina e até os batimentos cardiacos do bebê pq já estarei de 6 semanas).

Não preciso dizer que ontem fiquei muito triste, chorei muito, tive medo, pedi muito a Deus para não ser nada. Hoje já acordei cedo e fui fazer os exames de Pré Natal conforme solicitação da minha G.O.


Olha o resultado do terceiro beta:


Eu creio em Deus, aliás tenho muita fé em nosso Pai Amado e sei que ele não me faltará. Já estou com meu coração mais calmo e sei que foi Ele que me acalmou com o seu amor supremo! Deus, mais uma vez obrigada! Sei que meu bebê vingará! Amém!

Bom meninas, é isso aí! Esse susto será passageiro! Ah, tudo é passageiro, menos cobrador e motorista rsss, que aliás aqui em Curitiba estão em greve e não tem ônibus / transporte coletivo funcionando. Ninguém merece#

Peço que orem por nós! Também estou orando por vcs!



Voltar ao início!

E-familynet.com Ticker

Melhores amigas virtuais!