segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Dicas, sobre nós e outras coisinhas... Pode ser útil pra alguém!

Olá Meninas, sambando muito por aí???
Aqui o samba do criolo doido tá mais para o samba da calmaria rsss Repouso hummm que delícia. 
Bom meninas hoje eu quero compartilhar algumas coisinhas que ocorrem/ram comigo. Muitas tentantes não sabem mas podem ser vítimas da ovulação tardia e fase lútea curta. Aconteceu comigo e espero que as dicas abaixo possam ajudar alguém que tenha o mesmo problema e ainda não sabe.

O que é ovulação tardia?

Ovulação tardia é quando a ovulação ocorre após o "período normal de ovulação" que para os médicos os dias normais são do 14o até o 16o dia após a D.U.M (Data da última menstruação).

No meu caso, eu descobri por meio de uma Ultrassonografia Endovaginal Seriada (de 4 US) que ovulo entre o 16o até o 18o dia do meu ciclo de 28 a 30 dias, portanto 4 a 5 dias mais tarde que o normal.

O que a ovulação tardia pode atrapalhar para uma treinante / tentante?
Bem, nesse caso a fase lútea é mais curta. Sendo a fase lútea mais curta, dificulta ainda mais para a implantação do embrião.
Para as meninas que não estão habituadas com o nome "fase lútea", eu explicarei com minhas palavras, se ainda ficarem com dúvidas, procure o seu GO ou nosso amigo "google" rsss.
Fase Lútea:
Essa é a fase mais importante do ciclo de uma mulher que está tentando engravidar. Ela inicia após a ovulação e permanece até o final do ciclo. É nesse período que o hormônio "progesterona" é produzido pelos ovários, sendo a produção maior pelo ovário que ocorreu a ovulação. Pela US seriada é possível ver a fase lútea pelo Dopler (equipamento que aparece de forma colorida o folículo roto e o andamento do ovário que ovulou).

Se a mulher não está produzindo "progesterona" suficiente, infelizmente as chances de engravidar são muito baixas, vou explicar porque:

  1. A falta de progesterona é um fator responsável por alguns abortos espontâneos porque ele é o hormônio responsável pela manutenção do endométrio trimelar e o útero globoso (irrigado de sangue) favorável para o embrião se fixar / nidar;
  2. Se ainda a ovulação é tardia, a fixação (nidação) da célula embrionária também será tardia, muitas vezes poucos dias antes de descer a menstruação. Dessa forma o embrião não tem tempo suficiente de nidar e infelizmente que vai embora junto com o miss red. O período para o embrião se fixar é de geralmente 4 a 14 dias. No meu caso foram 11 dias.
Agora vcs devem estar se perguntando, pq a Simone está contando isso para nós? Bem porque sem querer querendo rsss, depois de tantos (-)s eu descobri, falando com um G.O. aqui, outro ali, fuçando aqui e ali tb pressenti que o mês de janeiro era o mês que eu tinha chances de engravidar.

No dia 01/02/2012 eu senti duas fisgadas muito fortes que cheguei a berrar, passado algumas horas (tá minutos rsss) fui ao banheiro (pois a miss red poderia dar as caras até dia 03/02/2012) e vi aquele sanguinho rosado nunca visto antes. Pensei, como assim se ainda estou no 28o dia do ciclo? Alguma coisa me dizia (eu sei que era meu anjinho da guarda, meu mentor, Deus) que poderia ser a tal nidação. No dia 02/02/2012 começou a vir aquela sujeirinha escura de início de ciclo, nossa encafifada, pq alguma coisa me dizia que eu poderia estar grávida, mas a sujeirinha estava ali, como sempre, igualzinho em todos os meses. Nesse dia a noite eu lembrei bem do que minha médica disse, que ela "achava" que minha produção de "progesterona" era muito baixa. Então fuçando na net novamente entrei num site de uma clínica de reprodução humana e li um depoimento ou uma resposta de um médico daquela clínica que as mulheres na fase lútea tem que estar com a progesterona acima de 10 mgL/Ml, mas que o ideal é 20 mgL/Ml e eu revendo meu exame antigo (de novembro) na minha fase lútea, no ápice do ciclo eu estava com apenas 8,67 mgL/Ml. No dia 03/02/2012, vendo aquela sujeirinha malandra que não parava eu resolvi as 15:00 comprar a Ultrogestan (progesterona pura) e tomar. Fiz com peso na conciência, pois, não gosto de automedicação. No sábado bem cedinho liguei pra minha GO e contei pra ela o que aconteceu e disse que depois da aplicação de progesterona (fiz via vaginal) não havia mais sujeirinha nenhuma. Ela me mandou continuar e fazer o beta no final da semana, mas como sou apressada demais fiz na segunda dia 06/02/2012 e deu 51, POSITIVO.

Eu sei que já contei essa história pra vcs, mas eu quis contar novamente porque algumas tentantes ainda não fizerem exames, ficam frustadas e eu quero ajudar de alguma forma, então vou dar algumas dicas:
  • Consultar primeiramente um médico (a) G.O. de sua preferência e troque se não se sentir confortável ou confiar nele (a);
  • Peça para fazer exames de sangue fundamentais para quem quer engravidar, alguns deles são para verificar os níveis de hormônio do aparelho reprodutor como o: Estradiol, Progesterona, LH, TSH, Tireóide e também verificar se está imunizada contra doenças como a  Rubéola, Toxoplasmose, hepatite B, C, entre outros (ver a página meus exames lá tem o nome de vários exames que fiz);
  • Se necessário pedir para fazer uma Seriada sem uso de indutor, pois, muitos médicos querendo se livrar das pacientes receitam indutores sem antes pedir exames ou fazer um controle de ovulação. Lembre-se que indutores só servem pra quem tem problemas de anovulação (mulheres que não ovulam). Eu tomei 2 ciclos de indutores desnecessamente e só ganhei mais pelos em lugares que nunca imaginei que pudesse nascer pelos rssse bastante efeitos colaterais;
  • Tome ácido fólico sempre e veja com o seu GO a necessidade de tomar suplementos vitamínicos;
  • O maridão também tem que colaborar fazendo um exame "espermograma", pois, em alguns casos o problema está com eles;
  • Procurem prestar mais atenção em vc e seu corpo, ele te dá sinais e vc deverá estar preparada para interpretá-los. Ah e o mais importante NÃO SE AUTOMEDIQUE!
Meninas essas dicas vcs já devem ter ouvido muito, mas acho que vale sempre a pena relembrar.

Eu descobri que não estou sozinha e que as minhas aflições também já foram aflições de outras tentantes. Um exemplo é o post da Alessandra Minha primeira gravidez . Temos muito em comum, e hoje ela é mãe de uma linda menina. Segue o blog dela para vcs visitarem se quiserem. Ela engravidou no ano passado no mesmo período que eu, mas ela teve SOP, tinha problemas de peso e ovulação tardia, mas nada disso impediu que ela fosse mãe. Como eu sempre digo DEUS ESTÁ NO CONTROLE, ENTÃO EU CONFIO CEGAMENTE.

Eu também tenho outras diquinhas que podem favorecer a fecundação:
  • Janeiro foi o primeiro mês que eu fiz a tal duchinha higiênica com o bicarbonato de sódio. Fiz duas vezes no meu período fértil, uma eu consegui fazer 40 minutos antes da relação e a outra demorou mais pq sabe como é né, o maridão tem que querer e nada pode ser forçado rsss. Quem não conhece a ducha higiênica procure também no google que tem fotos;
  • Janeiro também foi o mês que eu fiz minhas caminhadas e perdi 4 quilos e pouquinho (acho que já engordei de novo rsss). Acho que a endorfina na veia me ajudou muito para o estímulo sexual. Assim que passar as 12 semanas e minha GO liberar eu começarei novamente de leve;
  • Janeiro também foi o mês que eu comprei as primeiras roupinhas do meu bebê, sei lá, acho que eu estava sentindo sabe que ele estava próximo... vale a dica né rsss;
  • Janeiro também fiz uma dieta regada a pães integrais, iogurtes, muita água e comidinha leve. Continuo ainda...
Nossa que post enormeeeee... Desculpa mais acho que ficar muito tempo de repouso me fez recarregar as baterias.

Espero que tenha ajudado alguém!

Obrigada pelos comentários e do carinho por nós. Deus ilume cada coraçãozinho, cada uma de vcs! Minhas orações são sempre para todas nós! 

PS: Ganhei mais um selinho, mas amanhã eu posto aqui tá!

Amo todas!

Bjs e Bjs

14 comentários:

  1. Por vezes essas dicas ajudam muita gente...bjinho

    ResponderExcluir
  2. Simone, eu tbém tive uma ovulação tardia, por isso engravidei! A famosa tabelinha furada, sabe? rsrsrs
    Quando eu imaginava que não houvesse mais "perigo", acabei ovulando e agora o Leonardo está vindo por aí!!! É ou não é uma bênção? Deus sabe mesmo das coisas...
    Bjão e se cuida!

    ResponderExcluir
  3. Oi Simone, sua dicas são mto valiosas...
    Já fiz alguns exames, mas, lendo seu texto fiquei mais atenta e devo fazer outros tbm.

    Obrigada por compatilhar!

    Que Deus continue abençoando vcs, bjs.

    ResponderExcluir
  4. Oi Si... Ótimas dicas... Vou observar para ver se estou tendo tb uma ovulação tardia....
    Muitos beijinhos em vc e na barriguinha!

    ResponderExcluir
  5. Dicas ótimas, Si!!

    Muito bom. Nada como quem já passou por isto pra confortar e informar!!

    Beijos. Aqui tbm tá uma calmaria só!!

    Se cuida! Beijos no Baby!!

    ResponderExcluir
  6. Oi Si, obrigada pela visita, adorei, alias amei, realmente vc tem muitas amiga, que legal...adoraria ter seguidoras.Mas vou tentar.beijos amiga e conte comigo para mais uma torcedora pelo seu "positivo"!!!!

    ResponderExcluir
  7. Si to achando q comigo aconteceu o mesmo....pelo valor do beta...bom mas só vou saber na sexta feira dia 24.
    Adorei as dicas amiga...ajuda muito mesmo...obrigada por compartilhar.


    Bezuuu

    ResponderExcluir
  8. Oi Si!
    Obrigada pelas dicas, muito uteis pra nós tentantes!!!
    Bjos pra vc e pro baby!!!

    ResponderExcluir
  9. Oi Si, eu moro no Japão e tive 3 abortos e aqui os médicos não nos passam informação alguma. Somente em janeiro qnd perdi pela 3° vez que ele me informou que estava com prolactina alta e que tenho problemas com a progesterona.
    Sua dica sobre a progesterona foi muito preciosa!!!
    Bjuuu enorme

    ResponderExcluir
  10. Oii minha linda!! Como vão vc e o bebê?! :) Espero que melhor impossível!
    Que ótimo post hein?! Vai ajudar muitas mulheres, obrigada por compartilhar detalhadamente a sua experiência, você é sem igual sabia?! Te gostooo tantoooo, tantoooo! s2 hehe
    E tá chegando dia 28, vai dar para escutar o coraçãozinho do seu bebê, e vc vai ver, é a maior emoção do mundo!! \o/\o/
    Ahhhh, sonhei contigo esse fim de semana, vc vinha me contar que era uma menina!!! :)
    Vai saber né?! hehehe
    Beijosss

    ResponderExcluir
  11. Si, dicas são sempre de MUITA ajuda!
    Adorei!

    Bjo

    ResponderExcluir
  12. Querida essa ovolucao tardia pode ser depois do dia q era p vir a menstruação? Ex menstruação 20 de junho não veio em julho a pergunta é posso ter ovulação dia 02 de agosto?

    ResponderExcluir
  13. Querida essa ovolucao tardia pode ser depois do dia q era p vir a menstruação? Ex menstruação 20 de junho não veio em julho a pergunta é posso ter ovulação dia 02 de agosto?

    ResponderExcluir
  14. Si eu venho medindo minha ovulacao e ha 3 meses ela vem no 21 dia do ciclo...sendo que meu ciclo é de 31... ou seja eu tenho ovulacao tardia e fase lutea curta...vc acha q consigo engravidar?

    ResponderExcluir

Fico feliz pelo seu carinho!
Beijos, Simone.

Voltar ao início!

E-familynet.com Ticker

Melhores amigas virtuais!